sexta-feira, 31 de agosto de 2007

::: um grito de revolta :::



M.I.A - Kala - 2007



M.I.A. - Arular - 2005

Esta menina nascida no Sri Lanka e radicada em Inglaterra tem fibra.
É compositora, rapper,produtora, artista visual e activista. Determina naquilo que faz, a sua atitude "lutadora" de tudo o que lhe interessa. O seu produto final, ou melhor dizendo, a sua música, pois é disso que falo, é ou pode considerar-se uma fusão das raízes e "Maya" com a linguagem do hip-hop e do próprio rap.
A genuinidade do seu trabalho é comprovada a cada segundo de cada faixa. Como poderá ser comprovado o disco de estreia "Arular" foi uma rampa de lançamento para esta menina, no que diz respeito ao seu lugar no mundo da música. Este ano editou "Kala" o reforço do seu longa duração de estreia, e sem receios dos habituais "flops" nos segundos trabalhos, marca mais uma vez pontos no meio.

site my space

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

um grande aparato!




APPARAT ORGAN QUARTET - Apparat Organ Quartet - 2002

Numa espécie de renovado Kraftwerk, este grupo de 5 elementos, made in Iceland, Jóhan Jóhannsson incluído, revela toda uma nova aventura sonora como se duma soundtrack dum antiguinho jogo de arcade se tratasse. Eu sinceramente, são acho espectacular, mas sim sui generis.
Como se trata de um projecto paralelo de alguns artistas deixo o my space do projecto e o site de
Jóhan Jóhannsson.

my space
Jóhan Jóhannsson

pop ou soul?



LITTLE DRAGON - Little Dragon - 2007

Nem eu sei muito bem responder a esta pergunta. O que é certo, é que esta menina da voz, que cantou com os Koop, resolveu fazer esta pequena delícia de disco. Muito jazzy, muito soul ou mesmo muito pop... Pronto, admito nem mesmo eu consigo chegar a uma definição concreta, mas posso dizer que gosto. Segundo, o site oficial, vai haver uma dupla exibição do projecto em Portugal - no Porto a 26 de Outubro e em Lisboa a 28.
Vale a pena descobrir!

site my space

BEIRUT



BEIRUT - Gulag Orkestar - 2006

Mais uma sugestão, peculiar digamos, é sempre bom ouvir coisas diferentes.
Beirut pode ser uma miscelânea de influências. Sons trazidos por ventos dos balcãs e luzes acompanhadas de "chansons française", combinados de forma a que o estilo seja bem próprio e único.
Eu diria que quem gosta dos filmes do
Emir Kusturica, da música dos "No Smoking Orchestra" e Goran Bregovic vai gostar bastante deste disco.
Vai sair ainda um novo nisco, editado na Europa, lá para o início do mês de Outubro, pelo pouco que pude ouvir bastante mais maduro. Até lá, podemos deliciar-nos com este "Gulag Orkestar".

site my space

I'M BACK!!!



SNEAKER PIMPS - Bloodsport - 2002

O disco já não é novo mas, durante estas férias relembrei esta banda que tanta companhia me fez durante directas em tempos de faculdade. Acho que é uma boa sugestão, para quem gosta da era "trip-hop", este disco insere-se nesse movimento.
Alías, esta bem que no início, tinha uma vocalista, que cessou funções logo depois do primeiro disco. Depois um dos fundadores da banda, Chris Corner, assume a voz, para além de trabalhos de composição. Parece que está para breve, mais uma aventura electrónica e pop com certeza!
Esperemos que para breve....


site

domingo, 19 de agosto de 2007

Estou quase de férias mas...



PHOENIX - It's Never Been Like That - 2006

site my space



PORTUGAL. THE MAN - Church Mouth - 2007

site my space



BROKEN SOCIAL SCENE - Broken Social Scene - 2005

site my space

...deixo aqui umas sugestões para ninguém ficar sem nada para ouvir!

Phoenix são franceses, mas expressam-se em inglês. Competentes e simples, independentes e sempre muito "easy listening", chegam explorar melodias próximas de uma brit-pop já feita nos primórdios da década de 90. Não sendo, ainda assim, revivalistas, mas as influências contam sempre. Para quem gosta de pop, e de conhecer novas bandas, não pode perder!

Portugal The Man são do Alaska, e não são bem uma banda, pretendem ser um movimento. Movem-se num rock-soul, algo progressivo, mas de cariz bem independente, porque isto de catalogar bandas em estilos, não é tarefa fácil e é sempre muito discutivél. Eu acho que vale a pena conhecer uma banda deste carácter, quanto mais não seja porque tem o nome do nosso país.

Broken Social Scene é um numeroso colectivo canadiano.
Practicam um indie-rock experimental algo caótico, mas cheio de expressão e bem conseguido. Um nome conhecido a destacar é sem dúvida Leslie Feist. Este disco em particular, foi o último que editaram, e conta com a participação do tão conhecido K-OS. Recomendo vivamente que os ouçam...não só este disco mas toda a discografia. Muito bom!

Até daqui a uma semana...

E boas férias!!!



sábado, 18 de agosto de 2007

UMA BOA SURPRESA NESTE ANO!



UNKLE - War Stories - 2007

Estes londrinos, que normalmente usam a electrónica em combinação com fortes batidas de bateria e arranjos orquestrais de cordas, dando corpo a uma mescla com raiz experimental, estão de volta!
Como sempre bem, regressam bem acompanhados: Galvin Clark (Clayhill); Josh Homme (Queens of the Stone Age); Ian Astbury (The Cult/The Doors): 3D/Robert Del Nadja (Massive Attack); e por duas bandas para mim desconhecidas - Autolux e The Duke Spirit.
A cada disco que editam os UNKLE, acabam por criar novas definições para a sua música, dadas as várias colaborações, imprimindo assim inovação a sua evolutiva carreira.
Vale a pena ouvir com atenção este disco pela sonoridade ambígua e heterogénia que nos proporciona.


ENJOY!

site

my space

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

ARCHITECTURE IN HELSINKI



ARCHITECTURE IN HELSINKI - Places Like This - 2007



ARCHITECTURE IN HELSINKI - In Case We Die - 2005

Esta é assim uma das bandas que eu gosto mesmo. São australianos, mas o produto final parece-me bem mais "à lá Canadá", pois considero-os quase tão geniais como os Arcade Fire; apesar de mais melódicos e menos épicos.
HIGHLY RECOMMENDED

site
ou
my space

THE BIRD AND THE BEE



THE BIRD AND THE BEE - The Bird and The Bee - 2007

Mais uma coisinha suave, um pop com uma vozinha leve de uma menina, o formato canção levado ao extremo, podemos comparar a maneira de cantar da menina com Rita Lee, especialmente no tema "I'm a Broken Heart". Mas é fresco e despretencioso, é mesmo POP!
Podem "checkar"!!!

site
ou
my space

SHY CHILD


SHY CHILD - Noise Won't Stop - 2007

A razão que me levou a falar deste disco, é muito basicamente porque duas razões:
são americanos mas não parece nada, pois até conseguem algum descernimento no que diz respeito a composições e esse factor explica-se por que são de Nova Iorque;
no my space destes senhores podemos encontrar um remix de uma das faixas do disco feita exactamente pelos nosso "tugas" Buraka Som Sistema.
Fiquei contente e achei por bem deixar o alerta - nós andamos aí!!!!

site
ou
my space

HOT CHIP



HOT CHIP - "The Warning" - 2006



HOT CHIP - Coming on Strong - 2004

Para quem gosta de pop electrónico, não pode perder estes dois discos leves e de melodias simples, onde as máquinas comandam o ritmo e voz nos embala como se fosse uma "lullaby" para dormir a "siesta". Bom, não espectacular, mas bom!
Ouçam e disfrutem...

site
ou
my space

terça-feira, 14 de agosto de 2007

E vai mais uma...



ZOOT WOMAN - Zoot Woman - 2003




















ZOOT WOMAN - Living in a Magazine - 2001

Pois é, também já não os ouvia à algum tempo, este disco (Living in a Magazine) é talvez, a esta altura do "campeonato" pouco actual. Contudo vale a pena ver a evolução dos senhores e ouvir também o de 2003 (homonímo). Esperam-se novidades...
Fica aqui o site oficial e o my space.

STATELESS



STATELESS - Stateless - 2007

São uma banda oriunda de Leeds, Inglaterra e que se move no meio do indie rock electrónico.

Os ritmos suaves levemente apetrechados de secções de cordas, podem levar-nos a imaginar paisagens de montanhas, onde a natureza é pura e intacta.


Acho que vale a pena espreitar o myspace ou o site oficial destes senhores:

site

my space









Era uma vez...

Depois de ter tentado evitar, lá me decidi...
Um blogue a sério, com ideias, pensamentos e opiniões...

Ate já.